Páginas

18 setembro, 2014

A vida no Lago Titicaca

Boa tarde turistas!

   Queria começar esse post pedindo desculpas pra vocês pela falta de post na semana passada. Acontece que minha casa está em obra e por conta disso o sinal da internet fica muito ruim e eu não consegui carregar as fotos para o post.Com um pouquinho de paciência todas as fotos estão aqui :) Então vamos ao post!

   Hoje eu vou escrever pra vocês sobre um dos lugares mais loucos que eu conheci. Uma realidade completamente diferente de qualquer coisa que eu já tinha visto antes, a vida no lago Titicaca.



   Conheci Titicaca na minha viagem ao Perú em janeiro de 2011, ele fica localizado na cidade de Puno e é ponto certo de visitação.



Esse é um exemplo de uma típica casinha no lago


   Titicaca é formado por nove ilhas flutuantes, e grupos de duas ou três famílias moram em cada ilha. As ilhas são uma espécie de feno amarrados e agrupados e depois eles colocam umas folhas em cima para fazer de chão. Tudo que eles precisam estão na ilha, eles não saem de lá pra nada.

Essa é a ilha que eu visitei





   Para visitar o lugar você paga pelo aluguel do barco que vai te levar até as ilhas, não existe taxa cobrada para entrar nelas. Porem seus habitantes são conhecidos por seus trabalhos manuais belíssimos (e caríssimos também, haha), e chega a ser quase falta de educação você visitar e não comprar nenhum artesanato, por isso é bom levar uma graninha a mais. Aliás, a venda desses artesanatos é uma das únicas fontes de renda que eles tem.

Tia Lu dando uma olhadinha nos lindo trabalhos que eles fazem



A olhadinha virou compra! hahaha


Eles são ótimo em trabalho manuais. Esse barco é feito manualmente por eles com uma espécie de palha.

   Durante a visitação eles contam um pouco sobre a história do lago e seus costumes. O nome Titicaca significa Grande Puma. Eles mostram também seus costumes, como alimento comem uma espécie de ave e seus ovos, além de outras coisas não muito agradáveis pra nós reféns da comida industrial, haha. O mais impressionante é você não fazer careta enquanto eles mostram o alimento. Eu sinceramente fiquei enjoada. Sem contar que aquelas coisas caem pra dentro das folhas que eles fazem no chão e volta e meia você pisa em alguma coisa nojenta!

Comida típica no lago




Explicações sobre os costumes e sobre o lago


Dica 1: nunca olhe pra baixo pra saber o que é! Meu primo pisou em algo que sangrou, mas a gente nunca descobriu, melhor assim haha

Dica 2: não vá de chinelo! Eu fui, e olha... sem comentários! Hahaha


Eu espertinha de chinelo. Prestem atenção no detalhe de como é o chão da ilha.


   Outra coisa interessantíssima do lago é o que seria na nossa sociedade a resolução de conflitos. Independente do local famílias sempre brigam, e aqui na cidade você pode ir tomar um ar, sair de carro para apaziguar... mas lá não tem muito jeito. A solução é genial! Eles possuem uma serra gigante que é a apaziguadora por lá. Qualquer briga entre as famílias eles enfiam a serra no meio daquele feno e cortam as ilhas, cada uma indo boiar pro seu lado! Pratico não? Hahaha

Surreal essa foto, surreal esse método! Imagina se a moda pega? haha

   Um dos objetivos do passeio é fazer o visitante realmente sentir como é ser um deles. Então eles te levam para as casinhas e te vestem com as roupas deles mesmos. São super coloridas e bonitas, e você faz  a visita todo caracterizado. Achei isso o máximo, como é engraçada a moda nos diversos lugares né?








Família buscapé ficou linda assim! ahahaha

To gatinha? Acho que vou adotar o modelito! hahaha

   Bom gente, o Lago Titicaca é realmente um lugar cheio de cultura e histórias, que faz a gente pensar que não precisa de muito pra ser feliz! A felicidade do povo de lá é contagiante, e eles sabem como receber os visitantes, com músicas e muita alegria. Então já sabem, se forem ao Perú não percam a oportunidade de conhecer esse lugar incrível, você sairá renovado!!

As mulheres se reunem em volta do barco pra cantar canções típicas enquanto vamos embora.

Beijinho Reb :*










Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo - feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©